Maternal I
No maternal, crianças de 6 meses à 1 ano e 11 meses, oferece um local amplo e planejado para favorecer a exploração e as suas descobertas.
- Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar…
- Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
- Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
- Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
Maternal II
No maternal, crianças de 2 anos, visa-se o cuidado permanente inclusive nos aspectos de higiene e alimentação. Promove-se o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e perceptivo motor ao realizar atividades lúdicas e orientadas. A criança, nessa faixa etária, explora o mundo ao seu redor através do próprio corpo.
- Desenvolver sua linguagem com as palavras e progressiva ampliação do vocabulário através das brincadeiras e jogos musicais, com a entoação de cantos, com a narrativa de pequenas histórias e com a livre-expressão;
- Ampliar seus movimentos no que se refere ao encaixe, preensão, lançamento, por meio da experimentação de diferentes materiais e objetos;
- Explorar suas habilidades manuais com atividades de rasgado, colagem, modelagem, pintura e desenho, utilizando material diversificado (giz, tinta, anilina, massa de modelar, cola, argila);
- Identificar seu próprio corpo, nomeando as partes principais, reconhecendo sua importância e a importância da higiene.
Jardim I
No Jardim I, crianças de 3 anos, prioriza o processo de amadurecimento e a construção do conhecimento, promovendo experiências enriquecedoras, seguindo o sistema de ensino Mackenzie Educacional, construído para que as crianças aprendam, de forma tranquila, as primeiras lições da vida e fortaleçam as suas potencialidades.
- Explorar seus movimentos ao deslocar-se no espaço, apropriando-se das noções de limites, espaciais e temporais e ampliando-os no que se refere a movimentos mais elaborados como: arrastar-se, dançar, saltar, correr entre outros;
- Expressar-se artisticamente com material diverso, em situações de rasgado, colagem, pintura, modelagem e desenho, sentindo-se livre a atrever-se;
- Reconhecer sua família, nomeando os membros e identificando sua importância;
- Desenvolver noções matemáticas iniciais como a contagem oral nas brincadeiras e a exploração das formas;
- Identificar as cores primárias através do estudo e da livre-exploração;
- Escutar diversos gêneros musicais, ampliando assim sua discriminação auditiva, bem como a relação com os ritmos corporais;
Jardim II
No jardim dois, crianças de 4 anos, proporcionar, num ambiente harmonioso e confiante, o desenvolvimento pleno da criança, tornar a criança ainda mais independente, com iniciativa, cooperação aos hábitos e atitudes de cada um; desenvolver a área motora, freio inibitório, viso motricidade, esquema corporal, organização espacial e temporal; ampliar a área cognitiva juntamente com a área da linguagem para que o aluno seja capaz de analisar e sintetizar as informações que recebe. Proporcionar atividades desafiadoras estabelecendo regras e limites básicos para o convívio com os colegas, ensinando com carinho e paciência situações do dia-a-dia.
- Brincar livremente em grupo ou individualmente buscando uma maior autonomia e facilidade em lidar com os conflitos que eventualmente surgirem;
- Identificar as cores primárias, sabendo identificá-los e reconhecê-los dentro do grupo;
- Reconhecer as formas geométricas básicas (círculo, triângulo e quadrado) sabendo desenhá-las;
- Conscientizar-se da importância de preservar o meio ambiente em que vivem agindo e o estudando em passeios, leitura de livros e livre-exploração, bem como em estudos dirigidos sobre plantas, água, astros e animais;
- Verificar a classificação do lixo, bem como reciclá-lo, observando a importância deste fato;
- Identificar sua família, com membros e funções;
- Desenvolver a linguagem com a pronúncia correta das palavras e a progressiva ampliação do vocabulário através da fala correta, da execução de cantos, da narrativa de histórias e da livre-expressão;
- Conhecer os principais meios de transporte, seu funcionamento e necessidade;
- Reconhecer a escrita do seu nome, as letras que compõe e escrevê-lo em forma “script”, conforme seu desenvolvimento;
Pré
No pré, crianças de 5 anos, oferece um ensino de qualidade, que possibilite a formação de cidadãos conscientes, com bases sólidas e éticas tornando-os capazes de gerir sua própria vida como membros ativos e respeitando a sociedade.
- Brincar livremente ou em grupo, mantendo a iniciativa de resolver pequenos conflitos, se necessário;
- Explorar as potencialidades de seu corpo em atividades dinâmicas, como força, velocidade, resistência, equilíbrio, percebendo seus limites, estudando as partes que o compõe, bem como a necessidade de mantê-lo saudável e limpo;
- Desenvolver a discriminação auditiva e memória visual e musical, através do estudo de diversos gêneros musicais e da entoação de canções somadas a gestos;
- Identificar as cores primárias, ampliando o conhecimento sobre as secundárias;
- Identificar os meios de comunicação, sabendo analisar criticamente suas informações e desenvolvendo a discriminação auditiva e visual;
- Valorizar as diversas profissões existentes, relacionando-as com os meios de transporte e reconhecendo as que fazem parte da sua vida.